Saiba onde usar cada tipo de madeira

A construção civil e a indústria moveleira são os principais setores que consomem madeira. As espécies abaixo estão disponíveis na Madezan Madeiras e são provenientes de operações florestais sustentáveis (madeira legal). O catálogo abaixo sugere a utilização de cada tipo de madeira e amplia o conhecimento aos usuários. Buscamos trazer sugestões, aplicações e a melhor forma de utilizá-las, ficando a critério do usuário segui-lá.

AMESCLA

É uma madeira fácil de serrar, moderadamente fácil de aplainar e apresenta superfícies radiais ásperas. Recebe acabamento de regular a excelente. Utilizada na fabricação de laminados e compensados. Na construção civil em forma de tábua para caixaria.

ANGELIM

É também conhecida como angelim-pedra, dentre as principais características se destaca o cerne castanho avermelhado. A madeira de angelim-pedra é fácil de ser trabalhada. Consegue-se um acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. Ela é usada para vigas, caibros, portas, venezianas, partes secundárias de estruturas internas como ripas e caibros, forros e lambris. Pode também ser usada como pontaletes, andaimes e fôrmas para concreto. No ramo moveleiro ela poderá ser usada em móveis e lâminas decorativas. Largamente utilizada para portas.

CAMBARÁ

É um tipo de madeira muito utilizada na construção civil na confecção de telhados e coberturas de casas e prédios, em andaimes e fôrmas de concreto.  É moderadamente dura ao corte. Apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear, porém com tendência para apresentar superfície felpuda.

CEDRINHO

É uma madeira de cerne castanho avermelhado e superfície de acabamento felpuda. Fácil de aplainar, serrar e lixar.  Muito usada na construção civil e na produção de forro.  Em mobiliário tem uma utilidade em geral, inclusive em móveis decorativos.

CHAMPANHE

É também conhecida como cumaru, é uma madeira muito dura, proporciona ótimo acabamento e resistência a riscos e amassamento. Aceita polimento, pintura, verniz, lustre e massa. Ótima aparência. Muito utilizada em degraus de escada, assoalhos, decks, portas e pergolados. Tem coloração marrom-claro ou marrom-amarelado. Superfície pouco a medianamente lustrosa, de aparência cerosa, odor parecido com o da baunilha. A champanhe pode ser classificada como de alto peso específico, baixa retratibilidade e alta resistência mecânica. Devido à natureza oleosa, a madeira apresenta dificuldade em ser colada.

CURUPIXÁ

É também conhecida como guajará, é fácil de ser trabalhada no torno e na broca, resultando em excelente acabamento e durabilidade. Recebe muito bem aplicações de tintas ou de vernizes para acabamento. É utilizada na fabricação de portas, lambris e painéis. Em móveis decorativos com alta qualidade, artigos de esportes e brinquedos, molduras para quadros e peças torneadas.

EUCALIPTO

A madeira de eucalipto caracteriza-se pela sua alta densidade, assim como pelas suas boas propriedades mecânicas e resistência ao impacto. A sua tonalidade natural, clara, permite uma grande amplitude de acabamentos adequando a tonalidade final à decoração pretendida. É uma madeira dura por ser proveniente de uma folhosa. Recebe tratamento artificial e o poste de eucalipto tratado é utilizado em cercas de fazendas e varandas. Na construção civil utilizam as escoras de eucalipto, que também são comercializadas para lenha.

GARAPEIRA

É também conhecida como garapa e de coloração que varia entre bege e castanho-amarelado. Possui uma superfície lustrosa e lisa, sem odor e possibilita bom acabamento. Na construção civil a garapeira é utilizada em formato de vigas, caibros, ripas, tábuas, tacos para assoalhos, marcos de portas e janelas. Útil na fabricação de barris, cabos de ferramentas, carrocerias e na construção naval, como estruturas e quilhas.

ITAÚBA

A madeira de itaúba possui alta resistência e permite bom acabamento. Cheiro agradável e levemente adocicado, gosto imperceptível o que a torna uma boa opção para tábuas de carne e frios. Utilizada na construção civil em vigas, caibros e tesouras, batentes e janelas, portas, beral, tacos, escadas, decks e assoalhos. Móveis em geral e peças torneadas. Para fazendas na fabricação de mangueiros e porteiras. Construção de pontes.

SUCUPIRA OU SUCUPIRA PRETA

As árvores chegam a atingir 45m de altura e após secagem, as cores de sua madeira podem variar do chocolate ao marrom escuro. Muita utilizada em áreas internas e externas como pisos, assoalhos, tacos, painéis, decks (sucupira preta), móveis rústicos e de fino acabamento.

PEROBA

Também conhecida como cupiúba, é uma madeira dura e resistente. Usada na construção civil em madeiramentos para coberturas, varandas e pergolados. Sua cor é variável devido a variedade de espécies. Também existe a peroba rosa, que pode ser utilizada na fabricação de móveis e como dormente em estradas de ferro.

PINUS

É uma espécie de pinheiro e sua produção tornou-se viável em todo o Brasil, constituindo uma importante fonte de madeira para usos gerais, englobando a fabricação de celulose e papel, lâminas e chapas de diversos tipos, madeira serrada para fins estruturais, confecção de embalagens, móveis e marcenaria em geral. Possui nó, baixo peso e preço acessível. Utilizada na construção civil na montagem de caixaria e alinhamento.